Como ser um Perito Grafotécnico?
- Perito Valter S. Rodrigues
- 17 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2023

Qualquer pessoa que possua capacitação técnica e conhecimentos específicos na área de análise de escrita manual e documentos pode se tornar um perito grafotécnico. No entanto, é comum que essa atividade seja exercida por profissionais com formação em áreas como Direito, Psicologia, Documentoscopia, Grafologia e outras que tenham relação com a análise documental. Além disso, é necessário que o perito tenha registro no Conselho Nacional de Peritos Judiciais da Justiça Federal (CONPEJ) para atuar como perito em processos judiciais.
Para ser um perito grafotécnico, é necessário seguir os seguintes passos:
Não é necessário obter diploma de curso superior, porém é preferível de ter o ensino médio completo
Realizar pesquisa e estudos relacionados à grafologia e grafotécnica.
Participar de cursos de aperfeiçoamento em grafoscopia, documentologia, cyberforense, análise de assinaturas, falsificações, entre outros.
Estagiar em instituições autorizadas para prática e exercício da profissão.
Não precisa ter registros em órgãos oficiais, associações de classes e sindicatos.
Desenvolver habilidades como observação, análise, interpretação, confecção de laudos técnicos e pareceres, além de conhecimentos atualizados em legislação e investigação.
Manter-se atualizado sobre a tecnologia de segurança de documentos, softwares e equipamentos, além de técnicas de aprimoramento de perícias, por meio de participações em congressos e eventos da área.
Aproveito para te dar uma dica de um curso para Perito Grafotécnico que tem ajudado pessoas comuns como eu e você a ter todo o conhecimento necessário para atuar como um perito grafotécnico.
Se quiser conhecer o curso de perícia grafotécnica, clique aqui!
Dúvidas? contato@peritovalterrodrigues.site
Comments